Qual a Formação Ideal?

4-4-2, 4-3-1-2… Frustrado com as recentes atuações da equipe e da falta de ousadia do técnico Di Carlo em suas escalações, decidi iniciar essa discussão: afinal, qual seria a formação ideal para a Sampdoria?

Antes de tudo, vejamos como era a Sampdoria de Luigi Delneri, atual técnico da Juventus.

4-4-2: ausência do camisa 10 no esquema de Delneri

Na temporada passada, a Sampdoria atuava no clássico 4-4-2 (vide figura acima), com a primeira linha de quatro jogadores sendo composta por dois zagueiros centrais e dois laterais, e a segunda linha formada por quatro jogadores de meio-campo, sendo dois alas e dois volantes.

As táticas adotadas por Delneri se destacam por não haver espaço para um meia armador, o famoso camisa 10, que seria o principal responsável pela ligação entre o meio-campo e o ataque. Nessa formação todos obedeciam religiosamente suas respectivas posições, e os alas eram os principais responsáveis pela ligação entre o meio-campo e o ataque. Apenas Cassano tinha uma certa liberdade em recuar e buscar o jogo, porém sua posição em campo era de segundo atacante, ao lado do centro-avante.

A vantagem era que a equipe tinha um forte setor defensivo e um excelente contra-ataque: além de um goleiro excepcional, possuia uma defesa sólida, ja que além dos zagueiros e dos laterais que pouco avançavam, ainda tinha dois volantes para auxiliar na marcação.

A desvantagem dessa tática era que o time dependia muito dos ataques pelas laterais ou de um lançamento longo na esperança de que Cassano dominasse e fizesse a sua mágica, resumindo, poucas alternativas de ataque.

4-3-1-2: solução ou problema?

Apesar do elenco ser praticamente o mesmo, a Sampdoria de Domenico Di Carlo sofreu mudanças em sua formação tática. Como se pode ver na imagem acima, a linha de quatro jogadores do meio-campo foi substituída por um meio em formato losango. Os alas foram extintos, dando lugar a meio-campistas centrais que apóiam as laterais, mas também auxiliam na defesa. E surgiu a figura do “camisa 10”, o meia ofensivo, principal responsável em encurtar a distância entre o meio e o ataque.

Na teoria, esta tática seria perfeita. Aumentaria o volume de jogo e deixaria a equipe menos previsível com opções mais variadas de ataque. Só que até o momento a equipe não se encontrou em campo. Nota-se que nos jogos recentes a Sampdoria vem perdendo em posse de bola e fica a maior parte do jogo pressionada em seu campo defensivo.

Talvez o problema seja os jogadores que estejam sendo escalados nessa posição, que acredito ser a mais importante desta formação tática. Guberti rende bem mais como ala do que como armador. Já o Koman, é talentoso, mas falta experiência. Talvez com o tempo ele possa se firmar na posição. Na minha humilde opinião, Cassano poderia ocupar esse espaço, com Pazzini e Marilungo no ataque.

Mas então, qual seria a formação ideal?

Levando-se em conta que não sou nenhum especialista, e de que sou fã de formações bastante ofensivas, deixo aqui as minhas sugestões.

Sugestão 1: 3-4-1-2

Minha primeira sugestão mudaria completamente a forma de atuação da equipe. Não é nenhuma tática excêntrica, já que muitas equipes já jogaram alguma vez dessa forma (inclusive o meu Flamengo). No 3-4-1-2 (ou 3-5-2, como preferir), coloca-se mais um zagueiro em detrimento dos laterais defensivos. O meio-campo seria formado por dois volantes (Palombo e Dessena) que auxiliariam na marcação, dois alas (Semioli e Guberti) que poderiam se mover livremente pelo campo, porém, apoiando principalmente o ataque, e um meia-ofensivo (Cassano), para municiar o ataque que seria formado por dois centro-avantes (Pazzini e Pozzi), ou um centro-avante e um segundo atacante com tendência a levar o jogo pelas pontas (Marilungo).

Sugestão 2: 4-3-3

Minha outra sugestão seria uma tática à la Barcelona. Bastante ofensiva, quase que suicida até, pois para jogar assim precisaríamos de um elenco excepcional, principalmente no setor defensivo. Mas sonho em ver a equipe jogando desta forma.

Pois bem, a proposta seria de uma linha de quatro defensores (dois zagueiros e dois laterais), dois volantes (Palombo e Poli), um meia-ofensivo (que poderia ser Guberti ou Koman) e um ataque de dar inveja, com Cassano e Marilungo atuando como pontas e Pazzini de centro-avante.


Estas foram as minhas sugestões. Agora é só alguém traduzir para italiano e mandar para o cabeça-dura do Di Carlo. =D

E você, caro leitor, gostou? Na sua opinião, qual seria a formação ideal para a Sampdoria? Comente!

2 respostas para Qual a Formação Ideal?

  1. Muito boa iniciativa, meu caro amigo, a minha sugestão
    é um 4-1-3-2..
    Curci; Cacciatore, Gastaldello, Lucchini, Zauri; Palombo ,Dessena (Poli) ;Semioli ,Guberti Cassano, Pazzini

    Seguro os laterais e quando subirem ao ataque, o outro lateral fica.

    Dessena,ou Palombo revesam como cabeça de área, o que sobrar marca mais avançado como um meia central.
    Guberti e Semioli, são verdadeiros meias cada um de um lado, Cassano, o atacante recuado, criativo e que chute de fora da área e Pazzini lá Dentro da área para infernizar a vida dos defensores!!

    Obs: Esse esquema é muito pra frente, deixa alguns espaços, mas é nele que eu voto !!

    A Sampdoria Atacando é no 4-1-3-2, quando perde a bola
    volta Um volante que sai pro jogo, para recompor as 2 linhas de 4 jogadores !!

    • George Dória disse:

      Ótima sugestão, Marcus. A vantagem que não mexeria muito no esquema atual, bastando apenas adiantar o Dessena e o Semioli para atuarem ao lado do Guberti, e não atrás. Só que vão precisar de bastante fôlego pra correr o campo inteiro, defendendo e atacando.

      Essa formação poderia ser utilizada nos jogos em casa, pra impor respeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: